Produção deve começar no fim do ano
Elon Musk falou pela primeira vez sobre o elétrico Semi em 2017; veículo deve ter uma das maiores autonomias do mercado.
O ano era 2017 quando a Tesla apresentou o Semi. O caminhão elétrico da marca chamou rapidamente a atenção do mercado. Tinha uma autonomia fora do comum e foi uma excelente notícia para as grandes companhias que queriam reduzir sua pegada de carbono.
Foram inúmeros pedidos, que esperavam a entrega para 2022. Esse prazo, no entanto, foi adiado. Uma, duas, várias vezes. A lista de obstáculos era extensa e passava, principalmente, por problemas de produção e relacionados à autonomia do veículo.
Chegamos à metade de 2025 e, dessa vez, parece que caminhão elétrico da Tesla deve mesmo sair do papel. As dificuldades com a autonomia parecem ter sido superadas e, segundo vídeo divulgado pela empresa nas redes sociais, a Giga Fábrica em Reno, Nevada, está quase pronta para iniciar os trabalhos.
Problemas resolvidos
- Antes, a Giga Fábrica concentrava somente a produção de células e peças para outros carros da Tesla.
- Agora está pronta para entregar milhares de Semis: até 50 mil unidades por ano, para ser exato.
- Essa adaptação demandou bastante tempo, mas a questão parece ter ficado para trás.
- Sobre a autonomia, a promessa era de que o Semi teria um alcance de 500 milhas (804 km) com uma única carga, com eficiência na casa dos 2 kWh.
- Os testes de rua, porém, mostraram números inferiores.
- Até agora! Segundo informa o site gringo Electrek, o caminhão obteve um resultado próximo de 1,7 kWh.
- O Semi cobriu 4.494 milhas ao longo de três semanas em trechos típicos de logístico entre Reno e Sacramento, na Califórnia.
- Os testes, aliás, já acontecem há um bom tempo.
- A PepsiCo, uma das primeiras clientes, já teria recebido cerca de 100 exemplares desde 2022.
- E os resultados foram satisfatórios, apesar de algumas polêmicas.
- O maior delas diz respeito ao preço salgado, que girava antes entre US$ 150 mil e US$ 180 mil, mas deve aumentar com o início da produção em massa.

Semi x Concorrência
Mas será que o Semi vale tudo isso mesmo? Olha, a resposta não é definitiva, pois ele ainda nem entrou em atividade oficialmente. Os números, no entanto, demonstram que sim: ele será superior à concorrência.
O conjunto de baterias entrega uma capacidade de 900 kWh, uma das maiores do mundo. Para você ter uma ideia, isso é quase 24 vezes maior que o pacote de 38 kWh de um BYD Dolphin Mini. E a recarga será rápida, de aproximadamente 70% em 30 minutos.
No quesito motor são três elétricos instalados no eixo traseiro e a estimativa é que o caminhão tenha impressionantes 1.020 cv de potência. Todo esse poder fará com que o Semi faça de 0 a 96 km/h em apenas 20 segundos. E consiga carregar uma carga de até 37 toneladas!

Os números são excelentes. Um dos principais concorrentes do Semi, o eCascadia, da Freightliner, por exemplo tem autonomia bem inferior. Enquanto o Tesla promete fazer 804 km por carga, o eCascadia entrega apenas metade desse desempenho.
A diferença é que um está no mercado há bem mais tempo e, por isso, se tornou o caminhão elétrico preferido de dezenas de 55 empresas.
A Tesla pode roubar esse lugar, desde que o Semi saia, de fato, do papel. A previsão é que isso aconteça até o fim do ano.
As mais lidas do Etverdade
- All Post
- Ciência e Espaço
- Cinema e Streaming
- Economia
- Etv Streaming
- Internet e Redes Sociais
- Medicina & Saúde
- Notícias
- Veículos e Tecnologia

CNH do Brasil: como fazer o curso teórico gratuito para tirar a carteira de habilitação A primeira habilitação pode ser...

Governo quer internet em todas as escolas públicas até fim de 2026 Estratégia visa dar condições igualitárias de estudo para...

5 eletrodomésticos inventados por mulheres, mas que você não sabia Você sabia que muitos eletrodomésticos usados hoje em dia foram...

5 fenômenos naturais que você dificilmente testemunhará Esses espetáculos naturais ainda surgem apenas quando o acaso, as condições perfeitas e...

Estudo revela impacto surpreendente dos painéis solares na saúde e no clima Redução da poluição evitou centenas de mortes prematuras...

Pesquisadores transformam borra de café em concreto mais sustentável Ciência revela que resíduos do café podem substituir parte do cimento...
Amazon Prime Video: lançamentos da semana (24 a 30 de novembro) Nesta semana, o catálogo do Prime Video recebe os...

Nesta atualização, o streaming da Disney recebe a série documental The Beatles: Antologia. Além disso, um novo episódio de Twisted Wonderland chega ao Disney+....

HBO Max: lançamentos da semana (24 a 30 de novembro) Nesta semana, a HBO Max recebe o filme de terror...







https://shorturl.fm/sUvBU
https://shorturl.fm/CYQdS